Interativo Gospel - Para que e por que o NATAL?

Para que e por que o NATAL ?


( Leia Lucas 2.1-20 )


     A cada ano, o Natal se incrementa de novidades, que o torna mais alegre ainda : são os novos tipos de fogos pirotécnicos, luzes, lazer, encontros, festas, gestos...

     Mas apenas duas perguntas nos são fundamentais para entendermos seu profundo sentido:

1) Para que nasceu Jesus?

2) Por que nasceu Jesus?

     As duas perguntas têm a ver com causa e efeito.

     A primeira esta ligada ao efeito, fim e objetivo do nascimento. A Vinda do filho de Deus nos deu a alegria: da salvação, do livramento, do resgate do homem para junto de Deus. O Jesus Cristo filho de Deus nasce para nos salvar e nos devolver a Deus. Neste motivo se encontra uma dimensão de alegria infinita para o homem.

     Mas por que a escolha de Deus foi a de ter o seu filho nascendo entre os homens?

     Pensemos em Deus com todo o seu poder absoluto, logo Ele poderia ter nos salvado de outra forma, sem que precisasse Jesus nascer para morrer.

     Aqui está a porta para o verdadeiro sentido do Natal.

     Deus desejava estar ao lado dos seus filhos por isso veio em forma de criatura (Deus é um Deus próximo);

     Veio de surpresa, pois Maria e José nada tinham para lhe oferecer naquele instante (é um Deus humilde).

     Ao nascer reuniu, em torno de si, famílias, os reis magos, Maria e José e os observadores (é o Deus da União de pessoas desconhecidas).

     Em toda a sua vida é o Deus que livra, liberta, se importa, nos faz ouvir coisas maravilhosas demais para nós e caminha para a morte, pois é a única forma de nos mostrar que seu amor é verdadeiro e que Deus nos ama de fato, vence a morte (ressuscitando) e nos livra de nosso fim eterno.

     Que neste Natal possamos estar meditando nos "por quês" da vinda de Jesus como ensinamento que Ele precisava nos dar pessoalmente: sejamos humildes, em qualquer circunstância; unamo-nos, mesmo com aqueles que pareçam desconhecidos ou diferentes, em favor da vida e da natureza; vivamos e anunciemos Sua palavra de vida, e acima de todas as coisas, amemos ao próximo como a nós mesmos (sabendo que o próximo é Ele mesmo, bem como todo o ser criado por Ele).

     Um Feliz Natal !

     Felicidades e muitas alegrias neste ano 2010.


     Um abraço,
Pr. Bartolomeu Girard - metocba@zaz.com.br 

Fonte: AngelFire

Ele e Cristao
Ele e Cristao

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário