Criticas? Desde que sejam Construtivas!



Desde que sejam Construtivas!

Olá! Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite!
Hoje... quero falar sobre Críticas; mas você já deve saber, não? Elas podem ser
construtivas e destrutivas... Ok? Então vamos ao assunto???

Primeiramente... busquei o significado dessa palavra... observem comigo: “A palavra crítica (do grego CRINEIN) significa separar, julgar.” (Fonte: Site Historias Interativas).
Oiii??! Estamos na introdução... rsrs
Por onde quer que fomos, sempre ouvimos algum tipo de crítica, não é mesmo? Ou, Quem nunca foi alvo de algum tipo de crítica, não é mesmo?
As vezes... nos sentimos eufóricos (Com aquela sensação maravilhosa, de que Somos alguém muito importante, Oh!! tão grande alegria que nos dá asas... e nos faz estar nas nuvens), isso é maravilhoso, não é mesmo?
#Imagem Fonte Blog caroline-raphaelli
Mas dói dentro da 'gente' quando somos mal compreendidos, somos desfeitos, somos julgados pelo que não somos, ou em geral somos criticados, julgados destrutivamente... e então falamos para nós mesmos, – Oh Deus! Me ajuda! Me ajuda a suportar!
As vezes queremos agir com as próprias mãos, queremos nos vingar e mostrar para aquele ou aquela que verdadeiramente não somos perfeitos, mas quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra... CALMA!!!!.. não é assim não!!!!!! JESUS nos ensinou diferente, lembra?... E, aliás, se estamos frutificando para Deus e estamos sendo apedrejados... é porque estamos produzindo bons frutos!
  • Continua aí!!! rs..
A Bíblia diz em Lucas 17:3 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.”
As críticas também têm o lado positivo, embora as vezes possa doer, mas é para o nosso bem, para melhorarmos, crescermos, ensinar-nos o caminho certo a seguir... E é isso que a Bíblia nos ensina... no versículo que citei, acima, nós devemos olhar para nós mesmos, examinar-nos... (assim como está escrito "Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu?)...
    • Isso é forte, não? Mas é para nosso bem, é a verdade.
… e então poderemos, repreender o nosso irmão – poderemos fazer uma crítica construtiva sobre o que ele está passando, ou está fazendo e/ou sobre uma atitude que ele está tomando... com um porém: Com muito cuidado para não 'matá-lo', as palavras também matam...
Contudo... o importante é como ouvi há muito tempo, desde quando eu era criança: – “Ande com duas sacolas, numa guarde as coisas boas, as que lhe edificarão, as que farão você crescer; a outra, fure-a e nela coloque tudo o que você ouvir ao contrário, e/ou que está fazendo você ficar triste, desanimado, ou seja, todas as críticas que vieram para te destruir”.

Os cristãos tornam-se mais sábios quando recebem uma crítica construtiva e válida. A Bíblia diz em Provérbios 9:8-9 “Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.”
A melhor proteção contra a crítica é uma consciência limpa. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:16 “Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.”
Enfim, não deixemos de priorizar a Deus em nenhum momento da nossa vida, priorizar as críticas destrutivas é deixar-nos viver como os outros querem, mas tudo aquilo que leve-nos a melhorar, abracemos, porque ser melhor e viver melhor é uma virtude dos Sábios. A melhor proteção contra a crítica é uma consciência limpa.
A Bíblia diz em 1 Pedro 3:16 “Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.”

Agradeço a você pela atenção, pelo carinho de estar junto conosco!
Você é alguém muito especial, para nós e para Deus! Viva Feliz, Jesus é a Felicidade, Ele lhe ama muito! 
 
Por hoje.... Tchau!... Que a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com vocês. Amém.

Continue lendo...
Nenhum comentário
Compartilhar: